quinta-feira, 23 de outubro de 2008

(RE)CAPITU(LANDO)



Sigo a saga de Bentinho
do seminário ao carinho
que achou e que perdeu
por ciúme, temor seu.

De amigos a namorados
ele e Capitu, apaixonados,
casam-se na flor dos anos
sem medos tolos,enganos.

Depois de voto e altar
veio o amigo Escobar
viver com a esposa Sancha
bem ali, na vizinhança.

A vida segue seu curso
sem reserva, sem discurso,
até que as águas do mar
levam um dia Escobar.

Já no enterro do amigo
surgem sinais de perigo
uma dúvida bem cruel
sobre o filho Ezequiel.

Quanto mais o tempo passa
mais se adensa a fumaça
de uma possível traição
da amada com o quase-irmão.

Sucumbido pela dúvida
Dom Casmurro segue a turra
separa-se da família,
com tortura, segue a trilha

até o tempo levar, quem diria,
sua esposa, filho e a alegria,
restando a dúvida e lembranças opacas
de uns certos olhos de ressaca.

Basilina Pereira
Brasília/DF

1º LUGAR NO CONCURSO MACHADO DE ASSIS
DA POEMAS À FLOR DA PELE

2 comentários:

APRENDIZ DE POETA disse...

Premio mais que merecido. Entregue a pessoa certa. Basilina além de uma poetisa brilhante é uma amiga valiosa da qual sinto enorme orgulho de desfrutar da sua amizade.
Parabéns querida fiquei super feliz em fazer dobradinha continho entre os vitoriosos do concurso. O teu poema é maravilhoso assim como você o é também. Beijos daqui da Bahia. Hilde

Fanzine Episódio Cultural disse...

ANJO NEGRO

Como um relâmpago
Ela entrou em minha vida,
Tão inesperadamente como saiu.

Não me deixou rastros
E nem carta de despedida,
Meu anjo negro retornou às estrelas.

Suas asas cobriram-me,
Seus lábios devolveram-me a vida.
Retirando-me o gosto amargo de viver,
Meu anjo protegeu-me
Pousando em meu coração.

Meu anjo negro retornou às estrelas
Deixando-me órfão
Para abraçar o meu/seu vazio.

Agora sou um prisioneiro sem cela
Que, ao ser despertado pela luz da manhã,
Busca refúgio ao final do dia
À espera do retorno
Que a noite nega-se a permitir.

*Agamenon Troyan é poeta brasileiro